terça-feira, 28 de junho de 2011

POETICAL LANGUAGES

Andrew Topel é um activo poeta visual norte-americano com uma obra prolífera e criativa, e que desde há alguns anos se dedica também à edição de pequenos livros com tiragens reduzidas, através da Avantacular Press, em Clearwater, na Florida.

Desde o ano passado que o Andrew queria editar um chapbook com poemas visuais meus, mas como tenho tido outros afazeres, em vez de seleccionar trabalhos meus, como sempre faço, decidi enviar-lhe cerca de 80 poemas visuais, de diversas fases, para que ele escolhesse os que achasse mais indicados para essa edição.

Pensava eu que iria fazer uma espécie de retrospectiva, ainda que breve, com alguns poemas de anos diferentes e que desse uma visão geral sobre o meu trabalho, mas o Andrew Topel resolveu escolher praticamente poemas apenas de uma série de 1996/97 que, ultimamente tem sido bastante publicada.

Ainda há cerca de 2 meses essa série foi editada integralmente num outro chapbook em Newton-le-Willows, Inglaterra pelo Alec Newman, numa cuidada edição a cores intitulada “POÉTICAS”, e em 2009 havia sido publicada, parcialmente, pela Del Centro Editores, em Madrid.

“POETICAL LANGUAGES”, contem 20 poemas visuais, impressos digitalmente a cores num papel de 120 gr. texturado, formato 17x12,5 cm, e com uma sobrecapa impressa.

Um pormenor curioso é que a capa não tem qualquer elemento identificativo (nome do autor ou título), como é hábito nas restantes edições da Avantacular Press. Mais uma bonita edição, e a minha segunda publicação(zinha) nos Estados Unidos, depois do chapbook “This is Visual Poetry by Fernando Aguiar”, publicado pelo Dan Waber da chapbookpublisher, no início deste ano.



"Promised Land", 1997


"A Poesia Morreu, Viva a Poesia ! (Homenagem a Eugenio Miccini)", 1997


"A Poética Dentro da Poesia no Interior do Poema", 1997


"Baptismo Literário", 1997


"Descobertas", 1997

1 comentário:

Maria Cida disse...

Alegra-me a contínua divulgação de seu excelente trabalho. Parabéns!