sexta-feira, 29 de julho de 2011


VOIX DE LA MÉDITERRANÉE
(I)

Entre os dias 16 e 23 de Julho decorreu em Lodève, no sul de França, a 14ª Edição do Festival de Poesia Voix de la Méditerranée, sob o patrocínio da UNESCO, organizado pela Câmara de Lodève e pelos conselheiros literários Julien Blaine e Marc Delouze.

Participaram mais de uma centena de poetas, actores, músicos e cantores provenientes de praticamente todos os países do Mediterrâneo, que durante oito dias realizaram mais de 200 apresentações, nesta pequena cidade onde as comunidades tunisina e argelina têm uma forte presença.

Os países representados foram a Albânia, Argélia, Bósnia, Bulgária, Chipre, Croácia, Egipto, Espanha, França, Grécia, Iraque, Líbano, Líbia, Macedónia, Malta, Marrocos, Montenegro, Palestina, Portugal, Sérvia, Síria, Tunísia e Turquia.

Nas palavras da UNESCO, “A unidade e a diversidade são indissociáveis para permitir às sociedades modernas existir sem conflitos. É o que nos permite viver em conjunto e o que nos diferencia, possibilitando a cada um exprimir a sua singularidade e as suas particularidades”, e foi efectivamente nesse clima que se desenrolou o Festival e que se realizaram as leituras e os espectáculos que deram uma panorâmica da diversidade poética e artística dos autores presentes.

Os convidados de honra desta edição foram o poeta sírio Adonis e o espanhol Fernando Arrabal que teve uma retrospectiva da sua obra com a projecção diária dos seus principais filmes.

Devido à qualidade das apresentações, da quantidade de fotografias que tirei e do muito que há a dizer sobre este Festival no qual já participei em 1999 e em 2007, irei desdobrar esta informação em três partes…

Josep Sou

 Bartolomé Ferrando

Ángela Garcia

Julien Blaine

Gökçenur Çelebioglu

Lucía Peiró Lloret

Sem comentários: