terça-feira, 23 de agosto de 2011


SOBREVIVER

Faz também agora 25 anos que foi publicado o Nº 2 da II série da “SOBREVIVER – revista mensal do livro e da cultura”, dirigida por José Antunes Ribeiro, numa edição da Ulmeiro.

Nesse número, cuja capa trazia uma fotografia de E. M. de Melo e Castro e de Alberto Pimenta durante o lançamento da antologia “POEMOGRAFIAS – Perspectivas da Poesia Visual Portuguesa”, na Sociedade Nacional de Belas-Artes e já aqui referida, dedicou precisamente 3 páginas a esse lançamento e à exposição e ele associada.

Havia igualmente uma página sobre a participação dos poetas visuais portugueses, ( incluindo os poetas representados em “POEMOGRAFIAS”), que inauguraram a I Bienal Internacional de Poesia Visual y Experimental en México. O terramoto que assolou a Cidade do México em Outubro de 1985, impediu a realização da Bienal nesse ano, mas inaugurou simbolicamente, no final de 85, com a representação portuguesa, que tive o prazer de organizar.

Mais tarde organizaria a representação portuguesa na III Edição da Bienal, em 1990, na qual eu e o António Aragão estivemos presentes, e onde apresentámos palestras e eu realizei três performances poéticas.

Voltando à “SOBREVIVER” e ao texto que escrevi para esse número, a certa altura refiro que “… o desenvolvimento tecnológico e científico levou alguns poetas a um trabalho de pesquisa e de investigação poética, trabalho esse que se tem multiplicado por diferentes vias, explorando outras formas do “dizer” através de novos suportes como a fotografia, a fotocopiadora, o gravador, o vídeo, o computador e o próprio corpo do operador poético.” 

…“Isto dá uma ideia das possibilidades que neste momento estão a ser exploradas e, simultaneamente, realça o facto de que a poesia para se manter actual e com capacidade de intervenção precisa de se ir renovando a par do avanço técnico e tecnológico, assim como necessita de se libertar da rigidez dos vocábulos, das estreitezas ortográficas e dos condicionalismos gramaticais, sempre limitativos.”


Fernando Aguiar, "Ser o no Ser", Universidad Nacional Autonoma de Mexico, 1990

Sem comentários: