segunda-feira, 31 de outubro de 2011



10x10+1.ACCIÓN
 
Saiu recentemente a 2ª edição do livro “10x10+1.ACCIÓN – Performance en la Península Ibérica”, organizado por Javier Seco Goñi e por Yolanda Pérez Herreras. A edição é do colectivo L.U.P.I. (La Única Porta a la Izquierda), liderado por J. Jesús Sanz, coordenador da Bienal “Ex!Poesia” que, no ano passado, realizou a terceira edição.

Na altura da sua publicação, no final do ano passado, escrevi o seguinte: “Como o subtítulo indica, o livro pretende dar uma visão da performance em Portugal e em Espanha, com um destaque substancial para a intervenção castelhana, não apenas porque a performance está muito mais difundida, com Festivais e espaços dedicados à performance em diversas cidades espanholas, como porque sou o único participante português no livro e com um texto onde me refiro apenas à performance poética.”

“Com um texto de apresentação de Bartolomé Ferrando, 10x10+1.ACCIÓN está dividido em três partes. A primeira contém textos de Isidoro Valcárel Medina, José Luis Campal, Fernando Aguiar, Javier Seco Goñi e de Yolanda Pérez Herreras. A segunda parte é constituída por entrevistas a Belén Cueto, Esther Ferrer, Hilario Álvarez, Isabel León, Joan Casellas, Nelo Vilar, Nieves Correa, Pepe Murciego, Colectivo MAE e Los Torreznos.”

“O que considero como uma terceira parte, é o DVD inserido no livro com performances de cerca de 40 autores, a maior parte dos já referidos e ainda Analia Beltrán, Antonio Gómez, Ad Hoc, M.A.E., Gustavo Vega, Manuel Almeida e Sousa, Nel Amaro, Paco Nogales, Beatriz Albuquerque e Sergi Quiñonero.”

Parabéns, pois, ao J. Jesus Sanz e aos organizadores, porque não é comum um livro dedicado à performance ter o privilégio de uma segunda edição.

1 comentário:

jorge vicente disse...

Excelente,caro Fernando!

Um abraço!
Jorge