sábado, 15 de outubro de 2011

O PSIU POÉTICO
N’O NORTE DE MINAS


Terminou há dois dias a 25ª edição do Salão Nacional de Poesia PSIU POÉTICO na cidade mineira de Montes Claros, organizado desde sempre pelo poeta e ativista cultural Aroldo Pereira, Salão no qual já participei presencialmente em duas edições, e em muitas outras na exposição de poesia que lhe está associada.

Acerca desta edição comemorativa de um quarto de século dedicada à poesia nas suas vertentes mais diversas, o poeta e professor da Universidade de Montes Claros, Anelito de Oliveira, num artigo publicado no passado dia 10 no diário  “O Norte de Minas”, refere o seguinte: “Na sua longa e admirável trajetória - a maioria dos projetos culturais morre nas primeiras edições -, o Psiu Poético recebeu e continua recebendo nomes proeminentes da cultura literária e musical brasileiras: Waly Salomão, Arnaldo Antunes, Jorge Mautner, Thiago de Mello, Adélia Prado, Alice Ruiz, entre outros. A participação, ultimamente, do inquieto poeta e performer Fernando Aguiar, que mantém o fervor da invenção em Portugal, acena para uma relevância que o evento tem ganhado para além do país. A tendência é, sem dúvida, essa relevância crescer como exemplo de resistência a um mundo cada vez mais contrário à poesia, mais fútil.”

“Todavia, o que distingue decisivamente o Psiu é o arrastão que consegue promover a cada ano de tantos poetas e curtidores de poesia, gente que emerge das margens de Montes Claros, cujo centro é historicamente sem graça, áspero demais. Gente que se encontra com outras gentes, que se deslocam de vários lugares igualmente marginais do país, e aí se configura o grande MSP - Movimento dos Sem Poesia - nos dias de Psiu, suplicando atenção - psiu! - para sua existência no campo social. Isso é massa, como dizíamos no momento em que o evento surgiu, naqueles ternos anos finais da década de 80.”

E termina, afirmando: “Depois de tantos anos, não há como não reconhecer uma comunidade Psiu, que tem como referência de sociabilidade a poesia. Não se trata de uma Geração Psiu, de um grupo organizado apenas em torno de valores estéticos - e isso é positivo. Psiu é mais um caso de sociedade do que de literatura, ou mesmo de poesia enquanto fazer, enquanto atividade de artífices.“

Parabéns pois, a Aroldo Pereira, pelo seu admirável esforço em manter ininterruptamente um Festival pelo qual já passaram centenas de poetas de diferentes expressões literárias, e que conseguiu instituir o tradicional dia de inauguração do Psiu Poético – 4 de Outubro – como o Dia Municipal da Poesia.





Fernando Aguiar (com Guilherme Rodrigues)
no Psiu Poético de 2007, Montes Claros, Brasil

Sem comentários: