terça-feira, 17 de abril de 2012




AITIM

Recebi um curioso convite de J. Enrique Peraza, director da revista AITIM, para colaborar na dita com obras cuja temática se relacionasse com madeira, no caso, árvores. Viu uma referência ao Soneto Ecológico (que [não] comemorou o sétimo aniversário no dia 21 de Março) e achou interessante essa minha obra.

A curiosidade advém do facto de AITIM não ser uma revista de arte ou de literatura, mas uma revista técnica, dedicada à construção civil que utilize como material preponderante a madeira nas suas diversas vertentes, e à comercialização internacional desse produto.

Mas se a situação foi, para mim, singular, já que não é habitual receber um convite com estas características, para o Enrique Peraza não o é, considerando que a AITIM dedica uma secção das suas 80 páginas à arte, onde também aparece um artigo sobre pintores que integram a madeira nas suas obras, como Antoni Tapiés ou Manolo Millares.

Das 7 imagens de obras minhas incluídas nas tês páginas que me são dedicadas, retiro duas que estavam inéditas até então, um dos projetos para a realização do “Soneto Ecológico” e o fotopoema “Soneto de Outono”, que já não me recordo se alguma vez foi publicado n’”O CONTRÁRIO DO TEMPO”. 

Fernando Aguiar, Projeto do "Soneto Ecológico", 2005



Fernando Aguiar, "Visual Poem", 1991



Fernando Aguiar, "Sem Título", 2006




Fernando Aguiar, "Soneto de Outono", 1990

1 comentário:

Adília César disse...

Sou professora e estou presentemente a fazer um trabalho sobre poemas visuais com alunos de 1º ciclo. Na pesquisa que fiz encontrei o seu blogue. Fiquei muito impressionada com o seu trabalho, tanto o criativo como o de pesquisa e divulgação de outros poetas. É uma poderosa pedrada no charco! Obrigada. Adília César