domingo, 4 de julho de 2010

INSTRUMENTOS DE SOPRO
A convite do autor apresentei no dia 1 de Junho o mais recente livro de poemas de Ruy Ventura - INSTRUMENTOS DE SOPRO - publicado pelas Edições Sempre-em-Pé, que editam igualmente a revista de poesia DiVersos.
INSTRUMENTOS DE SOPRO tem um prefácio do poeta brasileiro C. Ronald, uma capa criada a partir de uma pintura de Matos Duarte, e resulta de uma colectânea intitulada “El lugar, la imagen”, publicada em Espanha pela editora regional da Extremadura, em 2006, numa tradução de Antonio Sáez Delgado.
Deste livro de Ruy Ventura, igualmente autor de “Chaves de Ignição”, fiz uma pequena apresentação, realçando as linhas de acção que me pareceram mais importantes: a memória/ revisitação e a imagem/visualidade.
Depois estabeleceu-se um pequeno debate à roda do livro, da poesia e do experimentalismo, no qual interveio o editor, José Carlos Marques, e alguns escritores presentes, entre eles Levi Condinho, um poeta que li com o maior interesse nos anos 80 e que agora tive a oportunidade de conhecer.
INSTRUMENTOS DE SOPRO é um livro de escrita densa, bem trabalhada, e é o próprio autor que afirma: “Devo confessar que tive alguma dificuldade em sintetizar o que este livro me sugere em termos de análise. Essa análise recairia, primeiramente, na escrita do poeta, mas também na relação que as suas palavras estabeleceram comigo. Porque é disso mesmo que se trata: o poeta para mim e não eu para o poeta.”

Ruy Ventura

Ruy Ventura, José Carlos Marques, Fernando Aguiar

Sem comentários: