terça-feira, 13 de julho de 2010

CHIADO
“CHIADO – efervescência urbana, artística e literária de um lugar” foi o título de uma série de conferências e de uma exposição que decorreu em vários espaços na zona do Chiado, entre os dias 1 e 6 de Junho, coordenadas pelos Profºs Fernando Rosa Dias e José Quaresma, da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa.
Das cerca de três dezenas de conferencistas que abordaram várias temáticas relacionadas com o Chiado podem-se referir Hugo Ferrão, Guilherme d’Oliveira Martins, António Valdemar, José-Augusto França, Maria João Ortigão, Ana Cristina Leite, Margarida Calado, Raquel Henriques da Silva, Paulo Pereira, José Morais Arnaud, Cristina Azevedo Tavares, Rocha de Sousa, Nikias Skapinakis, Rui Mário Gonçalves e Fernando Pernes, para além dos coordenadores.
Na exposição que teve lugar na Basílica dos Mártires, na estação de Metro Baixa-Chiado, no Teatro S. Luiz, no Museu Arqueológico do Carmo e noutros espaços públicos, participaram Alexandre Nobre, Ana Rebordão, Carolina Quirino, Cláudia Luz, Fernando Aguiar, Jorge Catarino, José Quaresma, José Revez, José Teixeira, Patrícia Mendonça e Roberto Martins, entre outros.
Do evento foi publicado um importante catálogo de 340 páginas com textos dos conferencistas e imagens das instalações, pinturas, esculturas, fotografias, serigrafia e vídeo apresentadas durante a exposição. O catálogo contém ainda um DVD realizado por Pedro Baptista com uma entrevista de José-Augusto França.
A minha participação consistiu em 5 telas com textos serigrafados, numa edição de 3 exemplares, expostas nas paredes interiores do Museu Arqueológico do Carmo:

Sem comentários: