quarta-feira, 8 de dezembro de 2010


 ENCONTRE INTERNACIONAL DE
PERFORMANCE I POESÍA FONÈTICA

A Homenagem ao poeta Miguel Hernández – Encontre Internacional de Performance i Poesía Fonènica – decorreu nos dias 19 e 20 de Novembro no Centre de Cultura Contemporània d’Elx L’Escorxador, em Elche, promovido pela Universitas Miguel Hernández.

L’Escorxador é um antigo matador transformado em Centro Cultural, com auditório, ateliers, salas de exposição, etc. e, pelos vistos, está a ser um (bom) hábito das autarquias castelhanas transformarem os matadores em espaços culturais, como aconteceu, por exemplo em Madrid, onde no ano passado também apresentei uma intervenção poética no Matadero Madrid que, actualmente, é um dos mais importantes locais da cultura vanguardista da capital espanhola.

Tive a oportunidade de encontrar neste Festival, organizado por Bartolomé Ferrando, amigos antigos e recentes, considerando que apenas não conhecia pessoalmente Montserrat Palacios e Josep Sou, poeta cuja obra visual admiro desde o final dos anos 80.

Os participantes foram Nelo Vilar, Esther Ferrer, Bartolomé Ferrando e Montserrat Palácios na sexta-feira e, no dia seguinte, Eduard Escoffet, Julien Blaine e Josep Sou, cabendo-me a mim encerrar o Encontro.

O Festival foi de alto nível, com um conjunto de muito boas intervenções estéticas, sonoras e fonéticas. De referir a excelência com que fomos tratados durante a nossa estadia em Elche, uma tranquila e simpática cidade com os jardins repletos de Palmeiras, a cerca de 20 km de Alicante. Aliás, quando cheguei, na quinta-feira à noite, a sensação que tive foi que o centro de Elche estava dentro de um imenso Palmeiral…


Esther Ferrer

 Josep Sou

 Mercedes Palacios

 Nelo Vilar

 Bartolomé Ferrando

 Eduard Escofet

 Fernando Aguiar

 Julien Blaine

Sem comentários: