terça-feira, 14 de dezembro de 2010



VISUELLE POESIE AUS PORTUGAL


No final dos anos 80 recebi do Prof. Karl Riha, da Universidade de Siegen, o convite para publicar um livro com poemas visuais meus na prestigiosa (pelo menos para os poetas visuais de todo mundo) colecção “experimentelle texte” que, na altura, editava obras de relevantes poetas internacionais (Klaus Peter Dencker, Pierre Garnier, Valeri Schestjanoi, Rea Nikonova/Serge Segay, Uwe Warnke, Hartmut Andryczuk, Hansjörg Zauner, Ernst Jandl…).

Como na altura andava mais entusiasmado com a organização e a divulgação da Poesia Experimental Portuguesa (tinha organizado nos anos anteriores o 1º Festival Internacional de Poesia Viva (1987), o número da revista francesa “DOC(K)S” dedicada a Portugal (1987), a exposição e o catálogo/antologia “MAPPE DELL’IMAGINARIO, em Itália, a exposição e o catálogo “POESIA: OUTRAS ESCRITAS, NOVOS SUPORTES”, no Museu de Setúbal (1988), a exposição e o catálogo “CONCRETA. EXPERIMENTAL. VISUAL – Poesia Portuguesa 1959-1989, com o Gabriel Rui Silva, em Bolonha, (1989), a revista norte-americana “SCORE” Nº 10, dedicada a Portugal (1989), e a série de textos e de poemas visuais publicados em 6 números da revista “ENCONTRO”, suplemento do “Jornal de Notícias”, também em 1989, para além de outras exposições e Performances, no Atelier 15, em Lisboa, na Casa de Serralves, no Porto, na Galeria Municipal da Amadora, tudo isto entre 1987 e 1989), propus editar, em vez de um livro meu, uma antologia de Poesia Visual Portuguesa, que acabou por ser publicada já em 1990, o que perfaz agora 20 anos sobre a sua publicação.

Mais tarde receberia um novo convite de Karl Riha (que, em conjunto com o Prof. Siegfried J. Schmidt foram os impulsionadores da colecção) e, em 1994, foi editado pela “experimentelle texte” o meu livro “MINIMAL POEMS”.
Voltando a “VISUELLE POESIE AUS PORTUGAL”, título da antologia, integrou um texto introdutório de minha autoria, publicado em português, inglês e em alemão, e obras de César Figueiredo, Armando Macatrão, Ana Hatherly, Emerenciano, Salette Tavares, Fernando Aguiar, José-Alberto Marques, Antero de Alda, António Barros, Abílio-José Santos, Alberto Pimenta, Rui Zink, António Aragão, António Dantas e António Nelos.

Após a reforma do Prof. Karl Riha, a Universidade alemã de Siegen, resolveu não dar continuidade à colecção e os livros editados esgotaram-se rapidamente. Há uns anos contactei a Universidade para me venderem exemplares dos meus dois livros, mas a resposta foi que há muito que ambos estavam esgotados (penso que as edições eram de apenas 300 exemplares…)


António Aragão, "Attention", 1984

Ana Hatherly, "Letter Full of Hope", 1975

José-Alberto Marques, "Ex-Escritas", 1983

Fernando Aguiar, "Variação sobre Ditongo", 1978

Abílio-José Santos, "Escrita"

 António Nelos, "De-vo-ta"

Sem comentários: