sexta-feira, 30 de setembro de 2011


BIPAF

Realizou-se no final de Julho a 10ª edição do 2011 Bucheon International Performance Art Festival, na Coreia do Sul, organizado desde sempre pelo performer Hong, O-Bong.

Conheci o Hong, O-Bong em Tóquio, durante o NIPAF – Nippon International Performance Art Festival, em 1997 e, mais tarde, já em 2009, participei num Festival de Performance, integrado na Bienal de Cerâmica de Icheon, também na Coreia, por indicação de O-Bong ao organizador do Encontro.

Nestas 10 edições, participaram cerca de 180 performers de diversos países, e o BIPAF, tornou-se num dos Festivais de Performance Art asiáticos de referência.

Para comemorar o 10º Aniversário foi editado um catálogo com 96 páginas a cores, excelentemente impresso, e que faz uma retrospectiva destes anos de actividade.
 
Para além da reprodução dos cartazes e de fotografias das performances realizadas nas 10 edições do BIPAF, Hong, O-Bong solicitou depoimentos sobre o seu Festival a autoridades culturais da Coreia e a alguns performers internacionais como Mideo M. Cruz, Adina Bar-On, Francis O’Shaughnessy, Chumpon Apisuk, Fernando Aguiar, Valentin Torrens, Boris Nieslony, Alexander Del Re, Giovanni Fontana, Bartolomé Ferrando, Wladyslaw Kazmierczak e Richard Martel, entre outros.

Sem comentários: