domingo, 4 de setembro de 2011



LONARTE 2011

Segundo Luís Guilherme, o organizador do evento, “ LONARTE é um projecto de arte pública, lançado pela Câmara Municipal da Calheta em parceria com a Galeria dos Prazeres e que visa dinamizar durante o período de verão a zona balnear deste município, o mais a oeste da Ilha da Madeira.”

“Pretende-se com este projecto, onde participam cerca de 40 artistas oriundos dos quatro cantos do mundo, demonstrar e divulgar a expressão artística como um instrumento privilegiado de intervenção social. Descentralizar a criação artística contemporânea através de um suporte e de um formato pouco habitual por forma a dinamizar com esta iniciativa cultural a promenade da Calheta.

A autarquia, ao desenvolver o projecto Lonarte, pretende que este se torne num instrumento preponderante na revitalização e humanização da Praia da Calheta…”

Durante os meses de Junho, Julho e Agosto, os visitantes desta praia tiveram a possibilidade de contactar com a obra de quatro dezenas de artistas internacionais, divididos em 3 séries de obras em tela plástica, cada uma com 480x100 cm, reproduzidas a partir de maquetas com dimensões dez vezes menores.

Os originais foram apresentados na Galeria dos Prazeres em simultâneo com a exposição das telas (Galeria na qual realizei uma exposição individual em Abril), que são uma oferta dos artistas à autarquia, destinando-se, em caso de venda, a instituições de solidariedade na região da Calheta.

Resta referir alguns dos participantes: António Júlio Duarte, Catarina Machado, Celso Caires, Pedro Calapez, Urbano, Cristina Ataíde, Fernando Aguiar, John Fadeff, Maria João Franco, Marcos Milewski, Ana Vidigal, António Barros, António Nelos, Kevin Brandy, Luís Amin, Silvestre Pestana e Wang Ping.

Junto às telas foram colocados desdobráveis referentes às mesmas, com a foto da obra, curriculum e um texto sobre o respectivo autor.
Para mais informações consultar o blog do evento: http://lonarte11.blogspot.com/









Fernando Aguiar, S/Titulo, 2011


Sem comentários: