quarta-feira, 15 de setembro de 2010

LIBRO D’ARTISTA E RIVISTA D’ARTISTA
Entre Abril e Junho do ano passado Piero Varroni, director das Edizioni Eos, organizou na Biblioteca Salita dei Frati, em Lugano, Itália, uma exposição com livros e revistas da sua editora, do qual me chegou agora o catálogo. (Um bom catálogo, impresso a cores, num papel de grande qualidade e com 80 páginas).
A Eos é uma editora que tem a particularidade de só publicar livros ou revistas de artista, isto é, onde todos os exemplares contêm elementos originais e são assinados e numerados, em edições que andam entre os 7 e os 35 exemplares excepto as revistas que são apenas numeradas e têm uma edição de 99 exemplares.
LIBRO D’ARTISTA E RIVISTA D’ARTISTA reúne cerca de 50 obras publicadas entre 1996 e 2008 e o catálogo, que tem textos de Mirella Bentivoglio, Luciano Caruso, Mario Diacono e de Giovanni Fontana, inclui obras de importantes autores como Nani Balestrini, Gilo Dorfles, Julian Blaine, Irma Blank, Franco Cavallo, Paula Claire, Bartolomé Ferrando, Jannis Kounellis, Arrigo Lora-Totino, Mario Lunetta, Stelio Maria Martini, Mimmo Paladino, Luca Maria Patela, Edoardo Sanguineti, Regina Silveira e William Xerra, entre os cerca de 90 artistas que já publicaram obras pelas Edizioni Eos.
Em 1998 Piero Varroni convidou-me a realizar uma obra inédita, com apenas 9 exemplares, sobre papel Fabriano de 350 gramas, e com uma capa dura de autoria do próprio editor, com um formato de 33x 13 cm (fechado) e de 33x104 cm aberto. Os nove exemplares, apesar de serem visualmente semelhantes, foram todos realizados com folhas de letter-press de diferentes tipos e tamanhos, pelo que cada exemplar do livro tem um carácter único.
Fernando Aguiar, "The Book of the Letters", 1998

1 comentário:

Gabriela Rocha Martins disse...

comento através do silêncio




.
um beijo